Favelas em Salvador ocupam 4.793 hectares da área urbana, diz MapBiomas

 por Leonardo Costa

Favelas em Salvador ocupam 4.793 hectares da área urbana, diz MapBiomas
Foto: Reprodução / Mapio.net

Salvador é a quinta capital do Brasil onde a maior parte da área informal foi urbanizada em favelas. Ao todo, foram 4.793 hectares. Nos últimos 37 anos, as áreas urbanizadas no país passaram de 1,2 milhão de hectares para 3,7 milhões. As informações são do mais recente levantamento do MapBiomas sobre áreas urbanizadas, feito a partir da análise de imagens de satélite captadas entre 1985 e 2021.

 

De acordo com o documento, Manaus é um dos destaques: a capital do Amazonas possui o maior crescimento na série histórica, totalizando cerca de 10 mil campos de futebol em 2021. São Paulo (5.579 ha), Belém (5.450 ha), Rio de Janeiro (5.038 ha) e Salvador (4.793 ha) vêm na sequência. Todas registram crescimento semelhante em área informal, mesmo que possuindo características territoriais próprias.

 

Um dos coordenadores do mapeamento de Áreas Urbanizadas do MapBiomas, Julio Cesar Predrassoli, pontuou que a expansão das áreas urbanizadas geram impactos na sustentabilidade urbana e no consuno dos recursos naturais.

 

“O crescimento das favelas tem um comportamento parecido com o das áreas urbanizadas, mas na década de 90 as áreas informais aceleraram o avanço. A expansão da urbanização tem impactos no consumo dos recursos naturais, na qualidade de vida e, de uma maneira geral, na sustentabilidade urbana, mas quando falamos das favelas, além disso, há uma chance muito grande do aumento de ocupação de áreas de risco por populações mais vulneráveis”, disse. 

 

O documento ainda mostra que da lista das 887 cidades com alguma área urbanizada em áreas de risco, apenas 20 cidades respondem por 36% de toda a área de risco ocupada nos últimos 37 anos e Salvador aparece entre as primeiras seis.

 

A instituição ainda falou que as imagens de satélite permitiram identificar que a ocupação urbana como um todo em áreas de risco aumentou 3 vezes entre 1985 e 2021, e em áreas informais esse avanço foi ainda maior: 3,4 vezes. De cada 100 hectares de favela, 15 foram construídos em áreas de risco.

CONVERSATION

0 Post a Comment:

Postar um comentário

Para ouvir nossa rádio, baixe o aplicativo RadiosNet para celulares e tablets com Android ou iPhone/iPads.