Destaque entre os municípios baianos que contam com o Educar Pra Valer, uma assessoria técnica que difunde o modelo de Sobral, município cearence 1º colocado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do país, Alagoinhas participou do Seminário Nacional 2022, promovido pela Associação Bem Comum, a idealizadora do programa.
Uma comitiva formada pela subsecretária, Keite Lima, representando o secretário Gustavo Carmo, a Diretora Pedagógica, Suyane Pinho, a coordenadora dos Anos Iniciais e Ensino Fundamental, Marivalda Carneiro, a articuladora do Tempo de Alfabetizar Alagoinhas e do Educar pra Valer, Queila Conceição, e a coordenadora da equipe do acompanhamento escolar, Vanessa Dantas, esteve durante os dois dias do evento, que aconteceu na sede do Icetel, em Sobral. E por videoconferência, o prefeito Joaquim Neto participou de uma roda de conversa formada por 20 prefeitos, na qual foram compartilhadas experiências de seus municípios.
“O Educar Pra Valer tem sido de muito sucesso aqui na cidade, e o progresso se deve, principalmente pela confiança dos pais e crianças depositam na Educação da cidade. Tivemos a mesma dificuldade que os outros municípios tiveram durante a pandemia, agora estamos nos reestruturando é somado às nossas ações pedagógicas, o programa tem sido essencial nesse processo de recuperação das perdas educacionais “, pontuou o prefeito.
A programação do Seminário, que começou nesta quinta-feira (30) e seguiu nesta sexta (1º), contou com com painéis, palestras, visitas a escolas de Sobral, e outras atividades voltadas para dar subsídios aos gestores presentes para elevar a qualidade da alfabetização e aprendizagem das crianças em seus municípios, discutir as dimensões administrativas que impactam a eficiência do sistema educacional, e apresentar as medidas de gestão que mudaram a política educacional daquele muncípio.
Alagoinhas e o Educar Pra Valer
Ligado à Associação Bem Comum e financiada pela Fundação Lemann, o “Educar pra Valer” tem como objetivo prestar cooperação técnica gratuita para os municípios que queiram se comprometer com medidas de gestão educacional e pedagógica, para garantir o ingresso, permanência e a excelência de aprendizagem das crianças nas escolas públicas.
O programa adota a experiência do município de Sobral – 1º colocado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do país, e Alagoinhas tem obtido destaque entre as 5 cidades da Bahia que contam a iniciativa desde 2019. Naquele ano, além de Alagoinhas, Camacari, Vitória da Conquista, Eunápolis e Mata de São João também passaram a fazer parte do programa.
De lá pra cá, a Prefeitura de Alagoinhas avançou na consolidação das equipes de formação local e de acompanhamento escolar, e este ano, saiu na frente, sendo a primeira entre as cinco, a avaliar as habilidades em fluência leitora, Língua Portuguesa e Matemática, dos alunos do 5º ano, e a fluência leitora dos educandos do 2º ano. A partir dos resultados das avaliações realizadas em setembro de 2021, com o suporte do programa, os professores passaram por uma formação, que deu base para preparar um plano pedagógico específico visando a recuperação das possíveis perdas de aprendizagem que ocorreram ao longo do ensino remoto.
Para fortalecer o trabalho pedagógico nas escolas, também foi entregue todo material didático estruturado do programa para professores e estudantes, além de já terem sido realizadas todas as formações previstas, de professores, coordenadores pedagógicos e diretores escolares.
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