SEMAS segue com ações de conscientização e promoção da autoestima em referência ao Outubro Rosa

Em referência à campanha do Outubro Rosa, que tem mobilizado as equipes da Prefeitura de Alagoinhas com uma extensa agenda de atividades voltadas ao público feminino desde o início do mês, a Secretaria de Assistência Social (SEMAS), por meio da Coordenação de Políticas Públicas para as Mulheres e  em parceria com a Unirb. realizou, na última quarta-feira (23) , uma Feira de Saúde na sede Centro de Referência em Atendimento à Mulher (CRAM). A ação, que teve o objetivo de fortalecer o nível de informação das assistidas e ex -assistidas pelo CRAM, com recomendações sobre prevenção e autocuidado, também ofereceu atendimentos de Optometria e orientações de nutricionista.

Foto: Sid Siqueira

Foto: Sid Siqueira

Foto: Sid Siqueira

Dentro do conjunto de ações em alusão à campanha, a Semas também promoveu, na quinta-feira (24), no CRAS de Nova Brasília, um momento de informação e cuidado com a autoimagem para mulheres atendidas pelo centro. O evento aconteceu por meio de uma parceria entre o CRAM, Unidade de Saúde de Nova Brasília, Faculdade Santo Antônio, Associação dos Profissionais da Beleza de Alagoinhas e Região (ASPBAR) e Mary Kay. Na ocasião, as mulheres participaram de uma dinâmica sobre autoexame ministrada por estudantes do curso de Fisioterapia da faculdade e contaram com serviços gratuitos de corte de cabelo, escova, manicure e maquiagem.

Usuária do Cras de Nova Brasília, a dona de casa, Angélica Cerqueira, aprova a iniciativa. “Quando a gente recebe um folheto ou participa de alguma palestra que fala sobre o assunto, na hora a gente para e pensa se está se cuidando. Sem falar que os serviços também são bem vindos, já que aproveitei minha vinda ao centro para cortar meu cabelo, de graça, durante essa ação da prefeitura””, comentou.

Foto: Sid Siqueira

O secretário da Semas, Alfredo Menezes, lembra que as atividades, além de conscientizar, também têm o intuito de fortalecer o vínculo de confiança para uma melhor eficácia do trabalho dentro da Rede Municipal de Proteção à Mulher. “Promovemos todo o cuidado com a nossa equipe multidisciplinar para acompanhar essas mulheres durante o ano inteiro”, destacou gestor. “Nós estamos chamando a atenção para o cuidado que a mulher deve ter consigo mesma, com ações que contribuem desde à elevação da autoestima à conscientização quanto à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer, que acomete principalmente mulheres entre 40 e 69 anos. Agradecemos a valiosa parceria com as empresas e instituições, que sempre estão juntos conosco”, completou a coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres, Cristiane Nascimento.

A programação do outubro Rosa pela Semas segue, no dia 29 com a Capacitação ” Ela Pode”, a partir das 14h, na Praça do CEU e com o “Dia de beleza”, que será proporcionado às mulheres no dia 30, na sede do CRAM, também às 14h.

Foto: Sid Siqueira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To use BrandCaptcha you must get an API Key